Histórico de Acidentes/Falhas na CPTM

• 2000 ( 14 acidentes, 156 feridos e 11 mortos)

•Abril – ITAQUAQUECETUBA ( Descarrilamento e colisão 16 feridos)
• 13 de julho – JARAGUÁ (Falha elétrica para uma das vias)
• 28 de julho – PERUS (Colisão de trens, 9 mortos e 115 feridos )
• 16 de agosto – JARAGUÁ (falha em trem paralisa trecho)
• 20 de agosto – TRENS MATAM 1 A CADA 4 DIAS EM SP
• 12 de setembro – ENGENHEIRO GOULART (descarrilamento)
• 19 de setembro – FRANCISCO MORATO (policia detona bomba encontrada em trem)
• 17 de outubro – LARGO TREZE ( choque elétrico, 6 feridos)
• 28 de outubro – SÃO MIGUEL (descarrilamento, trem de manutenção)
• 31 de outubro – PERUS (descarrilamento)
• 9 de novembro – FRANCO DA ROCHA (atropelamento, 1 morte)
• 16 de novembro – ITAQUAQUECETUBA (descarrilamento, e avaria)
• 23 de novembro – BARUERI ( Colisão em PN, 1 morto e 17 feridos)
• 5 de dezembro – JAGUARÉ (atropelamento, 2 feridos)
• 8 de dezembro – ITAIM PAULISTA (descarrilamento e colisão)

• 2001 ( 11 Acidentes, 52 feridos e 1 morte )

• 4 de janeiro – ITAPEVI (descarrilamento)
• 5 de fevereiro – CAIEIRAS (descarrilamento)
• 20 de fevereiro – SÃO CAETANO DO SUL ( descarrilamento, 8 feridos)
• 27 de março – ERMELINO MATARAZZO (descarrilamento)
• 21 de maio – LUZ X BARRA FUNDA (descarrilamento e colisão, 3 feridos)
• 21 de junho – INTERLAGOS (desegate de vagão, 3 feridos)
• 2 de agosto – ANTONIO JOÃO ( colisão PN, 1 ferido)
• 6 de setembro – MOGI DAS CRUZES ( descarrilamento)
• 3 de novembro – SANTO ANDRÉ (Teria sido o segundo acidente nesse mês na estação)
• 27 de novembro – ITAPEVI (depredação da estação, ambulantes)
• 22 de dezembro – ITAIM PAULISTA (Colisão de trens, 1 morta e 37 feridas)

• 2002 ( 12 acidentes, 16 feridos e 2 mortos )
• 16 de janeiro – FRANCISCO MORATO (descarrilamento)
• 24 de janeiro – SANTO AMARO (atropelamento, funcionário, 1 morte)
• 25 de janeiro – SÃO CAETANO DO SUL (chuva derruba mezanino da estação, 5 feridos)
• 11 de fevereiro – LUZ (descarrilamento)
• 5 de abril – JARAGUÁ (Colisão PN, 2 feridos)
• 6 de junho – CAIEIRAS (colisão, trem de passageiros x loco de manutenção)
• 11 de julho – ENGENHEIRO GOULART x TRINDADE (descarrilamento)
• 15 de julho – RIO GRANDE DA SERRA x RIBEIRÃO PIRES (descarrilamento e colisão, trem de carga descarrilou, 9 feridos)
• 24 de julho – GENERAL MIGUEL COSTA (Atropelamento, 1 morte)
• 1 de novembro – PRESIDENTE ALTINO, OFICINA (bomba, 1 ferido)
• 3 de dezembro – JARAGUA (Colisão PN [Trem e ônibus, nenhum ferido])
• 7 de dezembro – LINHA C (trecho obstruído, enroscamento de panto)

• 2003 ( 7 acidentes, 19 feridos )
• 17 de janeiro – ENGENHEIRO GOULART (descarrilamento)
• 22 de janeiro – ENGENHEIRO GOULART (descarrilamento)
• 26 de fevereiro – JULIO PRESTES (descarrilamento)
• 27 de março – OSASCO (colisão, trem de manutenção x passageiros, 16 feridos)
• 22 de julho – LUZ (descarrilamento)
• 23 de agosto – MOGI DAS CRUZES (Colisão PN[ Jipe e trem, 3 feridos])
• 5 de novembro – BRÁS (descarrilamento)

• 2004 ( 4 acidentes, 140 feridos )
• 25 de janeiro – FRANCISCO MORATO (colisão, trem de carga x passageiros, 34 feridos)
• 29 de janeiro – IMPERATRIZ LEOPOLDINA (descarrilamento, 5 feridos)
• 16 de agosto – TRINDADE X SEBASTIÃO GUALBERTO (descarrilamento)
• 25 de agosto– BRÁS (Trem colidiu com a mureta da estação, 101 feridos )

• 2005 ( 3 acidentes, 18 feridos )
• 25 de fevereiro – Eng MANOEL FEIO X ITAQUA (descarrilamento)
• 15 de setembro – ARACARÉ X CALMON VIANA (colisão de trens, 15 feridos)
• 18 de setembro – MAUÁ (descarrilamento, 3 feridos)

• 2006 ( 3 acidentes, 2 feridos)
• 6 de fevereiro – ENGENHEIRO GOULART X COMENDADOR ERMELINO (descarrilamento, 2 feridos)

• 2007
• 13 de junho – Extensão Linha 8 (avaria de 2 trens)
• 23 de novembro – TATUAPÉ X ITAQUERA (descarrilamento)

• 2008 ( 4 acidentes, nenhum ferido) 
• 5 de março – TAUTAPÉ X ENG GOULART (problema com AMV paralisa linha)
• 7 de março – LINHA C ( falha mecânica em trens trens)
• 21 de maio – BRÁS X TATUAPÉ EL ( avaria de trem, passageiros nos trilhos)
• 2 de novembro – MOOCA X IPIRANGA ( trem quebrou e ficou parado por duas horas no trecho)

• 2009 ( 4 acidentes, nenhum ferido )
• 18 de maio – LINHA 12 (descarrilamento)
• 3 de agosto – OSASCO (4 vagões são incendiados)
• 16 de novembro – ENG GOULART (falha em trem na estação)
• 14 de dezembro – COMENDADOR ERMELINO (falha em tração de trem, passageiros desceram na via)

• 2010 ( 13 acidentes, 1 morto )
• 23 de fevereiro – LUZ (falha em dois trens do EL, aumentaram intervalo)
• 1 de março – LINHA 9 (alimentação elétrica)
• 13 de março – GUAIANAZES X ITAQUERA (sistema de sinalização)
• 6 de abril – LAPA X BARRA FUNDA (energia)
• 8 de abril – BARUERI (rede de energia)
• 8 de abril – PATRIARCA (problema de tração em trem do EL)
• 27 de abril – BALTAZAR FIDELIZ X FRANCISCO MORATO (descarrilamento, trem de manutenção)
• 27 de abril – QUITAUNA (colisão PN)
• 29 de abril – OSASCO (falha em dois trens, na estação)
• 15 de novembro – ITAPEVI (Colisão em PN, 1 morto)
•15 de setembro – JOSÉ BONIFACIO (falha no sistema de tração, gerou tumulto na estação GUAIANAZES)
• 8 de dezembro – TATUAPÉ (colisão entre trens, EL)
• 23 de dezembro – LUZ ( colisão entre trens)

• 2011 ( 7 acidentes, 60 feridos, 5 mortos)
• 9 de junho de 2011 – SÃO CAETANO (Colisão, trem e ônibus, 14 feridos)
• 21 de junho – GUAIANAZES (colisão, caminhonete x trem)
• 9 de julho – MOGI DAS CRUZES (colisão PN, 3 feridos)
• 12 de julho – BARRA FUNDA (colisão de trens, 42 feridos)
• 1 de outubro – LINHA 7 (descarrilamento)
• 3 de novembro – OSASCO ( teto de obra cai, fere 1 funcionário)
• 27 de novembro – TATUAPÉ (atropelamento, 3 mortos)
• 2 de dezembro – BARUERI (atropelamento, 2 mortos)
• 14 de dezembro – OSA/ SAMPAIO (descarrilamento)

• 2012

• 27 de janeiro – ITAPEVI (colisão entre trens, 4 feridos)
• 31 de janeiro – BERRINI X VILA OLÍMPIA (falha obriga usuários a andar na via)
• 15 de fevereiro – VILA CLARICE (Colisão, trem e locomotiva de manutenção, 54 feridos)
• 16 de fevereiro – CEASA <> ALTINO (descarrilamento)
• 07 de março – PÁTIO ALTINO ( descarrilamento )
• 24 de março – R.G DA SERRA ( Colisão, 2100 x MRS )
• 29 de março – FCO MORATO ( estação depredada )
• 20 de abril – ENG MANUEL FEIO ( furto de cabos de energia )
• 12 de maio – CIDADE UNIVERSITÁRIA ( balões de gás caem na rede aérea )

Anúncios
  1. SOU POLICIAL FERROVIÁRIO FEDERAL, GRADUADO EM HISTÓRIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO E BACHAREL EM HISTÓRIA ORAL PELA MESMA INSTITUIÇÃO, E LAMENTO O POUCO CONHECIMENTO DE ALGUNS COM RELAÇÃO A TÃO RICA E HONRADA HISTÓRIA BRASILEIRA. LAMENTO O DESCONHECIMENTO QUANTO AO PASADO E QUANTO AOS VERDADEIROS POLICIAIS FERROVIÁRIOS FEDERAIS E SUAS DIGNAS ATRIBUIÇÕES AO LONGO DE NOSSA HISTÓRIA. IGNORAR NOSSO PASSADO DE GLÓRIAS, É IGNORAR TAMBÉM NOSSA NACIONALIDADE, NOSSA CIDADANIA. IGNORAR O NOSSO BRAZÃO É O MESMO QUE IGNORAR PARTE DE NOSSA BANDEIRA, IGNORAR O NOSSO SUOR E NOSSA LUTA, É O MESMO QUE DIZER QUE NO BRASIL NÃO EXISTE FERROVÍA, TRILHOS, DORMENTES, CABOS, TRENS, CASES, CATENÁRIAS…. IGNORAR UM PFF, É ESQUECER AQUELES QUE MORRERAM LUTANDO PARA QUE ALGUMAS PESSOAS PUDESSEM E TIVESSSEM A LIBERDADE DE ESTUDAR, DE SE FORMAR, E DE PODER EXERCER A JUSTIÇA. IGNORAR UM PFF, É ESQUECER TODOS OS MARGINAIS QUE TROCAMOS TIROS, PRENDEMOS E RETIRAMOS DA SOCIEDADE. UM BANDIDO A MENOS NA SOCIEDADE, QUE SE ESTIVESSE SOLTO PODERIA TER MUDADO O RUMO DE ALGUMAS VIDAS E DE ALGUMAS FAMÍLIAS INOCENTES, E FINALMENTE, IGNORAR UM PFF, É DIZER A MUITAS MÃES, A MUITOS PÁIS, FILHOS, E NETOS, QUE SEUS PAIS MORRERAM EM VÃO, QUE O BRAZÃO QUE ELE ORGULHOSAMENTE LEVOU NO ÚLTIMO PALETÓ QUE USOU, NÃO TINHA VALOR. É DIZER QUE SUA VIDA FOI UMA FARSA E ELE FOI UM IMPOSTOR. MAIS UMA VEZ LAMENTO O POUCO CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL, NÃO ESSA HISTÓRIA CONTADA E ESCRITA POR PSEUDOS-HISTORIADORES, MAS A VERDADEIRA HISTÓRIA, A DO COTIDIANO, AQUELA QUE FOI CONTADA DE BOCA EM BOCA, DE VIDA EM VIDA, A VERDADEIRA HISTÓRIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA. UM PFF SABE QUE É PFF E ISSO POR SI SÓ JÁ É MOTIVO DE ORGULHO. O QUE PEDIMOS NÃO É ESMOLA, O QUE PEDIMOS É RESPEITO E JUSTIÇA

  2. Não é possível! Daqui a pouco acidente vai virar rotina na Cptm!

  3. Acidente na cptm ja virou rotina e sempre quem paga pela ganancia dos dirigentes sao os mais fracos, porque um graduado nunca e punido, sera que tem as costas quentes.

  4. ADEMIR NATAL RODRIGUES

    Seria Interessante que eles mandassem os resultados das atas de reuniões de CIPA REFERENTES AOS ACIDENTES EM GERAL.

  5. Tem muito mais que isso. Em 2006 eu presenciei um atropelamento de uma funcionaria da limpeza em prena estação de trem em Mogi das Cruzes.

  1. Pingback: As entrelinhas do propinoduto tucano ou como caímos no buraco | Claussen Munhoz

Deixe aqui seu comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: