Histórico de Acidentes/Falhas na CPTM

• 2000 ( 14 acidentes, 156 feridos e 11 mortos)

•Abril – ITAQUAQUECETUBA ( Descarrilamento e colisão 16 feridos)
• 13 de julho – JARAGUÁ (Falha elétrica para uma das vias)
• 28 de julho – PERUS (Colisão de trens, 9 mortos e 115 feridos )
• 16 de agosto – JARAGUÁ (falha em trem paralisa trecho)
• 20 de agosto – TRENS MATAM 1 A CADA 4 DIAS EM SP
• 12 de setembro – ENGENHEIRO GOULART (descarrilamento)
• 19 de setembro – FRANCISCO MORATO (policia detona bomba encontrada em trem)
• 17 de outubro – LARGO TREZE ( choque elétrico, 6 feridos)
• 28 de outubro – SÃO MIGUEL (descarrilamento, trem de manutenção)
• 31 de outubro – PERUS (descarrilamento)
• 9 de novembro – FRANCO DA ROCHA (atropelamento, 1 morte)
• 16 de novembro – ITAQUAQUECETUBA (descarrilamento, e avaria)
• 23 de novembro – BARUERI ( Colisão em PN, 1 morto e 17 feridos)
• 5 de dezembro – JAGUARÉ (atropelamento, 2 feridos)
• 8 de dezembro – ITAIM PAULISTA (descarrilamento e colisão)

• 2001 ( 11 Acidentes, 52 feridos e 1 morte )

• 4 de janeiro – ITAPEVI (descarrilamento)
• 5 de fevereiro – CAIEIRAS (descarrilamento)
• 20 de fevereiro – SÃO CAETANO DO SUL ( descarrilamento, 8 feridos)
• 27 de março – ERMELINO MATARAZZO (descarrilamento)
• 21 de maio – LUZ X BARRA FUNDA (descarrilamento e colisão, 3 feridos)
• 21 de junho – INTERLAGOS (desegate de vagão, 3 feridos)
• 2 de agosto – ANTONIO JOÃO ( colisão PN, 1 ferido)
• 6 de setembro – MOGI DAS CRUZES ( descarrilamento)
• 3 de novembro – SANTO ANDRÉ (Teria sido o segundo acidente nesse mês na estação)
• 27 de novembro – ITAPEVI (depredação da estação, ambulantes)
• 22 de dezembro – ITAIM PAULISTA (Colisão de trens, 1 morta e 37 feridas)

• 2002 ( 12 acidentes, 16 feridos e 2 mortos )
• 16 de janeiro – FRANCISCO MORATO (descarrilamento)
• 24 de janeiro – SANTO AMARO (atropelamento, funcionário, 1 morte)
• 25 de janeiro – SÃO CAETANO DO SUL (chuva derruba mezanino da estação, 5 feridos)
• 11 de fevereiro – LUZ (descarrilamento)
• 5 de abril – JARAGUÁ (Colisão PN, 2 feridos)
• 6 de junho – CAIEIRAS (colisão, trem de passageiros x loco de manutenção)
• 11 de julho – ENGENHEIRO GOULART x TRINDADE (descarrilamento)
• 15 de julho – RIO GRANDE DA SERRA x RIBEIRÃO PIRES (descarrilamento e colisão, trem de carga descarrilou, 9 feridos)
• 24 de julho – GENERAL MIGUEL COSTA (Atropelamento, 1 morte)
• 1 de novembro – PRESIDENTE ALTINO, OFICINA (bomba, 1 ferido)
• 3 de dezembro – JARAGUA (Colisão PN [Trem e ônibus, nenhum ferido])
• 7 de dezembro – LINHA C (trecho obstruído, enroscamento de panto)

• 2003 ( 7 acidentes, 19 feridos )
• 17 de janeiro – ENGENHEIRO GOULART (descarrilamento)
• 22 de janeiro – ENGENHEIRO GOULART (descarrilamento)
• 26 de fevereiro – JULIO PRESTES (descarrilamento)
• 27 de março – OSASCO (colisão, trem de manutenção x passageiros, 16 feridos)
• 22 de julho – LUZ (descarrilamento)
• 23 de agosto – MOGI DAS CRUZES (Colisão PN[ Jipe e trem, 3 feridos])
• 5 de novembro – BRÁS (descarrilamento)

• 2004 ( 4 acidentes, 140 feridos )
• 25 de janeiro – FRANCISCO MORATO (colisão, trem de carga x passageiros, 34 feridos)
• 29 de janeiro – IMPERATRIZ LEOPOLDINA (descarrilamento, 5 feridos)
• 16 de agosto – TRINDADE X SEBASTIÃO GUALBERTO (descarrilamento)
• 25 de agosto– BRÁS (Trem colidiu com a mureta da estação, 101 feridos )

• 2005 ( 3 acidentes, 18 feridos )
• 25 de fevereiro – Eng MANOEL FEIO X ITAQUA (descarrilamento)
• 15 de setembro – ARACARÉ X CALMON VIANA (colisão de trens, 15 feridos)
• 18 de setembro – MAUÁ (descarrilamento, 3 feridos)

• 2006 ( 3 acidentes, 2 feridos)
• 6 de fevereiro – ENGENHEIRO GOULART X COMENDADOR ERMELINO (descarrilamento, 2 feridos)

• 2007
• 13 de junho – Extensão Linha 8 (avaria de 2 trens)
• 23 de novembro – TATUAPÉ X ITAQUERA (descarrilamento)

• 2008 ( 4 acidentes, nenhum ferido) 
• 5 de março – TAUTAPÉ X ENG GOULART (problema com AMV paralisa linha)
• 7 de março – LINHA C ( falha mecânica em trens trens)
• 21 de maio – BRÁS X TATUAPÉ EL ( avaria de trem, passageiros nos trilhos)
• 2 de novembro – MOOCA X IPIRANGA ( trem quebrou e ficou parado por duas horas no trecho)

• 2009 ( 4 acidentes, nenhum ferido )
• 18 de maio – LINHA 12 (descarrilamento)
• 3 de agosto – OSASCO (4 vagões são incendiados)
• 16 de novembro – ENG GOULART (falha em trem na estação)
• 14 de dezembro – COMENDADOR ERMELINO (falha em tração de trem, passageiros desceram na via)

• 2010 ( 13 acidentes, 1 morto )
• 23 de fevereiro – LUZ (falha em dois trens do EL, aumentaram intervalo)
• 1 de março – LINHA 9 (alimentação elétrica)
• 13 de março – GUAIANAZES X ITAQUERA (sistema de sinalização)
• 6 de abril – LAPA X BARRA FUNDA (energia)
• 8 de abril – BARUERI (rede de energia)
• 8 de abril – PATRIARCA (problema de tração em trem do EL)
• 27 de abril – BALTAZAR FIDELIZ X FRANCISCO MORATO (descarrilamento, trem de manutenção)
• 27 de abril – QUITAUNA (colisão PN)
• 29 de abril – OSASCO (falha em dois trens, na estação)
• 15 de novembro – ITAPEVI (Colisão em PN, 1 morto)
•15 de setembro – JOSÉ BONIFACIO (falha no sistema de tração, gerou tumulto na estação GUAIANAZES)
• 8 de dezembro – TATUAPÉ (colisão entre trens, EL)
• 23 de dezembro – LUZ ( colisão entre trens)

• 2011 ( 7 acidentes, 60 feridos, 5 mortos)
• 9 de junho de 2011 – SÃO CAETANO (Colisão, trem e ônibus, 14 feridos)
• 21 de junho – GUAIANAZES (colisão, caminhonete x trem)
• 9 de julho – MOGI DAS CRUZES (colisão PN, 3 feridos)
• 12 de julho – BARRA FUNDA (colisão de trens, 42 feridos)
• 1 de outubro – LINHA 7 (descarrilamento)
• 3 de novembro – OSASCO ( teto de obra cai, fere 1 funcionário)
• 27 de novembro – TATUAPÉ (atropelamento, 3 mortos)
• 2 de dezembro – BARUERI (atropelamento, 2 mortos)
• 14 de dezembro – OSA/ SAMPAIO (descarrilamento)

• 2012

• 27 de janeiro – ITAPEVI (colisão entre trens, 4 feridos)
• 31 de janeiro – BERRINI X VILA OLÍMPIA (falha obriga usuários a andar na via)
• 15 de fevereiro – VILA CLARICE (Colisão, trem e locomotiva de manutenção, 54 feridos)
• 16 de fevereiro – CEASA <> ALTINO (descarrilamento)
• 07 de março – PÁTIO ALTINO ( descarrilamento )
• 24 de março – R.G DA SERRA ( Colisão, 2100 x MRS )
• 29 de março – FCO MORATO ( estação depredada )
• 20 de abril – ENG MANUEL FEIO ( furto de cabos de energia )
• 12 de maio – CIDADE UNIVERSITÁRIA ( balões de gás caem na rede aérea )

Anúncios
  1. SOU POLICIAL FERROVIÁRIO FEDERAL, GRADUADO EM HISTÓRIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO E BACHAREL EM HISTÓRIA ORAL PELA MESMA INSTITUIÇÃO, E LAMENTO O POUCO CONHECIMENTO DE ALGUNS COM RELAÇÃO A TÃO RICA E HONRADA HISTÓRIA BRASILEIRA. LAMENTO O DESCONHECIMENTO QUANTO AO PASADO E QUANTO AOS VERDADEIROS POLICIAIS FERROVIÁRIOS FEDERAIS E SUAS DIGNAS ATRIBUIÇÕES AO LONGO DE NOSSA HISTÓRIA. IGNORAR NOSSO PASSADO DE GLÓRIAS, É IGNORAR TAMBÉM NOSSA NACIONALIDADE, NOSSA CIDADANIA. IGNORAR O NOSSO BRAZÃO É O MESMO QUE IGNORAR PARTE DE NOSSA BANDEIRA, IGNORAR O NOSSO SUOR E NOSSA LUTA, É O MESMO QUE DIZER QUE NO BRASIL NÃO EXISTE FERROVÍA, TRILHOS, DORMENTES, CABOS, TRENS, CASES, CATENÁRIAS…. IGNORAR UM PFF, É ESQUECER AQUELES QUE MORRERAM LUTANDO PARA QUE ALGUMAS PESSOAS PUDESSEM E TIVESSSEM A LIBERDADE DE ESTUDAR, DE SE FORMAR, E DE PODER EXERCER A JUSTIÇA. IGNORAR UM PFF, É ESQUECER TODOS OS MARGINAIS QUE TROCAMOS TIROS, PRENDEMOS E RETIRAMOS DA SOCIEDADE. UM BANDIDO A MENOS NA SOCIEDADE, QUE SE ESTIVESSE SOLTO PODERIA TER MUDADO O RUMO DE ALGUMAS VIDAS E DE ALGUMAS FAMÍLIAS INOCENTES, E FINALMENTE, IGNORAR UM PFF, É DIZER A MUITAS MÃES, A MUITOS PÁIS, FILHOS, E NETOS, QUE SEUS PAIS MORRERAM EM VÃO, QUE O BRAZÃO QUE ELE ORGULHOSAMENTE LEVOU NO ÚLTIMO PALETÓ QUE USOU, NÃO TINHA VALOR. É DIZER QUE SUA VIDA FOI UMA FARSA E ELE FOI UM IMPOSTOR. MAIS UMA VEZ LAMENTO O POUCO CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA DO BRASIL, NÃO ESSA HISTÓRIA CONTADA E ESCRITA POR PSEUDOS-HISTORIADORES, MAS A VERDADEIRA HISTÓRIA, A DO COTIDIANO, AQUELA QUE FOI CONTADA DE BOCA EM BOCA, DE VIDA EM VIDA, A VERDADEIRA HISTÓRIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA. UM PFF SABE QUE É PFF E ISSO POR SI SÓ JÁ É MOTIVO DE ORGULHO. O QUE PEDIMOS NÃO É ESMOLA, O QUE PEDIMOS É RESPEITO E JUSTIÇA

  2. Não é possível! Daqui a pouco acidente vai virar rotina na Cptm!

  3. Acidente na cptm ja virou rotina e sempre quem paga pela ganancia dos dirigentes sao os mais fracos, porque um graduado nunca e punido, sera que tem as costas quentes.

  4. ADEMIR NATAL RODRIGUES

    Seria Interessante que eles mandassem os resultados das atas de reuniões de CIPA REFERENTES AOS ACIDENTES EM GERAL.

  1. Pingback: As entrelinhas do propinoduto tucano ou como caímos no buraco | Claussen Munhoz

Deixe aqui seu comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: