TIM – Trem Intra Metropolitano de Santos


O Trem Intra metropolitano (TIM) de Santos, foi um serviço criado pela Fepasa no dia 12 de julho de 1990, e prestado nos seus últimos anos de operação (1996 até meados de julho de 1999) pela então CPTM, atendeu os municípios  São Vicente e Santos, contava com 5 estações e 16,15 KM de extensão.

O serviço foi desativo pelo grande déficit gerado, foi quando em Julho de 1999, a CPTM encerraria os serviços entre Samaritá e Ana Costa.

O sistema contava com 5 estações e com bitola métrica, a uma velocidade média de 40km/h em via singela, o trem utilizado era um Toshiba Série 5900 rebocado por uma locomotiva Alco RSD-8.

Estações do Sistema

1. Ana Costa

2. São Vicente

3. Vila Margarida

4. Doutor Alarico

5. Samaritá

Estação Ana Costa

Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação Ana Costa

Embarque de passageiros no TIM

José H. Bellorio

Estação São Vicente

Foto Antonio A. Gorni

Plataformas da estação São Vicente

Foto Antonio A. Gorni

Estação São Vicente desativada

Foto Antonio A. Gorni

Estação Samaritá

Foto Marlus Cintra

Estação São Vicente

Material Rodante

O material rodante do TIM, utilizava de um Toshiba Série 5900 rebocado por uma locomotiva Alco RSD-8 e uma GP-9, fotos a seguir:

Alco RSD-8

Alco RSD-8 em Presidente Altino

Alco RSD-8

Composição do TIM

Toshiba Série 5900

Composição formada pela Alco RSD-8 e Toshiba 5900

Composição do TIM, Alco RSD-8 e Toshiba Série 5900

Toshiba 5900 usado no TIM

Toshiba 5900 usado no sistema

Toshiba 5900 no TIM de Santos

Interior da composição do TIM

Locomotiva GP-9

Foto por Cid J. Beraldo

Toshiba 5900, usado no TIM, antes operava na extensão operacional da Linha Sul

Toshiba 5900, usado antes na extensão operacional de Varginha

Mesmo trem acima, agora sucateado

Toshiba 5900, depois do TIM, foi sucateado

Composição formada pela G12 e o Toshiba 5900

Anúncios

Publicado em 1 de novembro de 2011, em CPTM, Especiais, Fotos, Transporte Alternativo. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Usei muito esse trem. Minha avó tinha parentes em Samaritá e a gente sempre ia 1 vez por mês de trem. Era tão gostoso!!. Pra ir a gente embarcava na estação Ana Costa, pq ir pra SV na época não valia a pena. A estação está lá até hoje e virou Estação da Cidadania. Acho que uma das condições pra construir o Extra que tem hoje onde era a estação era manter a construção. Agora a linha do trem em SV tá lá ainda, mas em Santos em alguns trechos foi asfaltado para as ciclovias que foram feitas na Avenida Francisco Glicério. Fiquei triste qdo a linha foi desativada, a gente sabe que ferrovia hoe em dia deixou de ser prioridade, né. Pelo menos aqui foi assim. Espero que o VLT venha mesmo para termos mais uma opção de transporte, que cada dia que passa fica mais caótico.

    =)

  2. Linda matéria! Apenas uma retificação: a última foto mostra não uma GP9 mas sim uma locomotiva G12

Deixe aqui seu comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: