VLT ou BRT ?


Texto: Wesley Rocha 

Primeiro, vamos a definição dos mesmos:

Tram de Maceió

VLT de Maceió

VLT, Veiculo Leve sobre Trilhos,  é um trem (tram) com a estrutura mais leve do que a de um trem de metrô convencional, feito para andar em via segregada e também na rua, como veremos em alguns exemplos abaixo. A foto a esquerda mostra o VLT de Maceió, feito em Barbacena – Ceará, pela brasileira Bom Sinal, o mesmo é a Diesel, porém, a maioria dos trams são elétricos.

O VLT tem preferencia nos semáforos

BRT
BRT de Curitiba

BRT de Curitiba

BRT, ou Bus Rapid Transit, mais conhecido no Brasil como corredor de ônibus. No Brasil, o mais famoso do segmento é o de Curitiba, que usa o RIT (Rede Integrada de Transporte) e também foi o primeiro do Pais a ser implantado, em alternativo ao metrô convencional. O BRT usa vias exclusivas,  alguns como o de Curitiba tem estações tubular e com plataforma em nível, permitindo acessibilidade a todos os usuários do sistema,  os ônibus são articulados ou bi articulados, isso varia em cada sistema, e por ultimo, os ônibus do BRT podem ser a Diesel, elétricos ou híbridos.

Vamos as vantagens e desvantagens de cada sistema:

VLT  / Vantagens: Mais barato e mais rápido que um metrô pesado, como de subsolo,  aguenta rampas e curvas mais elevadas que um metrô comum, não polui, diferente do BRT a Diesel, pode compartilhar via com os carros, e também em subsolo e maior capacidade que um BRT.

Desvantagens:  Como o VLT compartilha via com carros, isso diminui a sua velocidade comercial, e aumenta o risco de acidentes.

BRT / Vantagens: Custo menor do que o de um VLT, tempo menor de construção,  adaptável ao crescimento da cidade e menor custo de manutenção, intervalo pequeno entre composições e é flexível pra circular fora do corredor.

Desvantagens:  Poluente ( exceção ao elétrico e ao hibrido), impacto urbano a médio e longo prazo,  afetado pelas condições climáticas adversas e não garante a segurança dos usuários.

Anúncios

Publicado em 26 de outubro de 2011, em EMTU, Especiais, Metrô de SP, Transporte Alternativo. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Cara, gostei muito do post, até porque eu moro em curitiba e acho legal que outras pessoas sabem do sistema de transporte daqui, que na minha opinião é um dos melhores do país, senão o melhor. Bom saber desse outro aí do metrô também.

    Siga e comente o blog:
    http://rickyoz.blogspot.com/

  2. Faltava um desses em salvador!!

  3. Araraquara precisa muito de um VLT. Blog interessante, viu! Muito bom mesmo!

  4. AS CIDADES BRASILEIRAS PRECISAVAM E MUITO…! EXCELENTE O BLOG!

    PASSE LÁ: http://www.doisps.blogspot.com

  5. Nossa eu queria ir nesse VLT pena que aqui em salvador nem tem competência para fazer um metrô imagine isso….! Mas é muito lindo o veiculo….

Deixe aqui seu comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: