O Transporte Ferroviário de Maceió


O sistema ferroviário de Maceió é administrado pela CBTU/STU-NAT (Superintendência de Trens Urbanos de Maceió) A seguir vamos ver as melhorias que estão sendo feitas e as que estão por vir no sistema:


Recuperação integral e remodelação da via, ao longo dos 32km já existentes de vias;

Recuperação e implantação do sistema de drenagem da via;

Correção da via, como nivelamento;

Reforma externa, interna e reabilitação das 14 estações já existentes, um trecho de 3,5km compreendido no Ramal de acesso ao porto da cidade, a partir da estação de Maceió será submetido a obras de remodelação e duplicação com a implantação de 4 estações;

Reforma e reabilitação da oficina de carros e locomotivas.

As melhorias visam otimizar a operação da STU-MAC, devido ao seu insatisfatório índice de regularidade, como baixa velocidade operacional (em torno de 30km/h, devido a inúmeras restrições operacionais) intervalo alto, baixa demanda diária entre outros.  

Com o fim da implantação das melhorias no sistema, a operação comercial passara por dois trechos, Fernão Velho – Shopping Iguatemi, sendo operado por cinco composições, com um intervalo de 15 minutos no horário de pico.

O segundo trecho, entre Fernão Velho e Lourenço de Albuquerque, sera operado com duas composições, com um intervalo fixo de 30 minutos entre um trem e outro. 

A demanda diária sera de aproximadamente 40 mil usuários. 


O VLT

O TUDH (trem unidade diesel hidráulica) ou simplesmente tram, tem a capacidade de tração múltipla, ou seja, dois trans acoplados.


Cada tram tem três carros, sua capacidade de lotação é de 765 passageiros.

Sua velocidade máxima é de 150km/h em condições ideais de via.

Os vlt’s contratados pela CBTU, foram feitos pela Bom Sinal, em Barbalha – Ceará. 
  



Destino das antigas Locomotivas e Carros


Com o fim da entrega dos oito vlt’s contratados a Bom Sinal, uma das três locomotivas sera mantida para eventuais serviços.

As duas locomotivas e os treze carros restantes serão  submetidos a reforma e revisão geral na STU/REC.





Agradecimentos a Paulo Magalhães, com a colaboração das informações e foto do VLT .
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Publicado em 20 de maio de 2011, em Transporte Alternativo. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. bem interessante seu topico, o serviço ferroviario aqui é bom em alguns lugares…http://iliketeenworld.blogspot.com/

  2. Adorei, muita informação que eu inclusive não sabia, parabéns!

  3. Isso porque Maceió nem vai ser sede de jogos da copa…Parabéns pelo blog, estou te seguindo. Me segue láwww.eissoaicampeao.com

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